A Irritante Arte da Demagogia

25.1.15

A palavra demagogia vem do grego e compõe-se de dēmos (povo, população) e agōgos (liderar, liderança), que, na Grécia e Roma antigas, referiam-se ao orador que falava em nome da população menos afortunada.
Desde os primórdios, a demagogia é usada como uma estratégia de condução político-ideológica, valendo-se da utilização de argumentos apelativos, emocionais ou irracionais, em vez de argumentos racionais para proveito próprio.
Quantas vezes você já ouviu a recomendação de ser demagogo? "Seja demagogo", no serviço, às vezes na faculdade, mas principalmente em lugares onde nós dependemos de alguém, ou de algo, para nos favorecer.
Desculpe-me, mas eu acho isso HORRÍVEL!
Eu sou uma pessoa que não consigue simplesmente sorrir para todas as pessoas e agir como se tudo estivesse bem quando as coisas não estão. Nessa parte, eu sou bem transparente. E agir com demagogia, para mim, não funciona, e requer muito do meu emocional quando eu tenho que agir assim. Quando a situação me obriga a agir de tal forma, a vontade é de fazer exatamente isso:


Não dá para ser legal com todo mundo, não dá para fingir que gosta de pessoas que, no fundo, você não engole. Eu não consigo. E até já tentei, mas me sinto falsa e horrível. E eu sempre prezei por ser eu mesma em qualquer tipo de situação, mesmo que a minha personalidade não me favoreça 100% do tempo.
Com isso, só tenho a concluir que essa "arte" da demagogia é para poucos. E eu, definitivamente, não estou inclusa nessa parte.

Maiti.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Gabriela Cerutti Zimmermann disse... Responder

Tenho que aplaudir esse seu texto, Maiti. Concordo com tudo que você disse, e também detesto ter que passar por demagoga. Infelizmente não é sempre que podemos demostrar nossas opiniões, mas prefiro ficar muda do que dizer e agir de forma artificial. E ainda assim me dói. Ótimo texto.

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Julieta sem Romeu disse... Responder

Seu texto disse tudo , já é a segunda vez que venho no teu blog.. e amo o teu layout *-*
bjoos, シ
Julieta sem Romeu

Meg's Army disse... Responder

Demagogia é complicado. Requer um pouco de frieza e muito calculismo. Tipo, ser educado é necessário. Mas, apelar para esse tipo de recurso para ser social é demais. Tô fora também!

Beijo, beijo - megsarmybookclub.blogspot.com.br

Jeniffer Yara disse... Responder

Eu nunca entendi direito o por quê de utilizarmos de demagogia, algo que considero errado e desnecessário. Não consigo também agir assim, com ninguém que seja.

Beijos
http://mon-autre.blogspot.com.br/

Beatriz disse... Responder

Seu texto explica exatamente como me sinto em vários momentos. Às vezes, as pessoas agem de maneira tão "política" que nem acredito que são elas mesmas. Acho que devemos ser educados, mas forçar a barra para a falsidade já é demais! Beijinhos, Beatriz.

www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

Postar um comentário

Evite comentários Ctrl+C Ctrl+V, pois os mesmos não serão respondidos. Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita! :)

 
© Ultraviolence - 2014. Todos os direitos reservados.
"Listen to the silence, let it ring on."
imagem-logo