10 Filmes de Rock que Valem a Pena

12.1.14

Ontem eu assisti um filme sobre a história do John Lennon e gostei tanto que resolvi fazer um post sobre filmes que levaram o rock'n'roll ao cinema. Aqui vai uma lista de alguns filmes que eu particularmente adoro sobre o Rock:

1 - O Garoto de Liverpool (2009)

Nowhere Boy (O Garoto de Liverpool no Brasil) é um filme britânico de 2009, que retrata a infância e a adolescência de John Lennon. O filme é baseado no livro Imagine This: Growing Up With My Brother John Lennon.O roteiro escrito por Matt Greenhalgh detalha a história de Lennon como um adolescente solitário, abandonado por sua mãe (Julia Lennon) e criado por uma tia autoritária (Mimi Smith), e sua amizade com Paul McCartney.

2 - Os Cinco Rapazes de Liverpool (1994)

Menos conhecido que o filme de 2009 (citado anteriormente), “Cinco Rapazes” conta uma história posterior àquela, começando quase perfeitamente de onde termina o outro. Neste filme, John e seu então inseparável amigo Stuart Stutcliffe se unem a Paul, George e, mais tarde, Ringo, para a lendária primeira turnê dos Beatles (que ainda nem se chamavam assim) em Hamburgo. O longa enfoca o drama pessoal de Stutcliffe na decisão de seguir seu talento nas artes plásticas ou ficar com os amigos no grupo.

3 - Elvis: O Início de Uma Lenda (2005)

Três horas dramáticas sobre a vida do mito Elvis Presley, sua elétrica e tumultuada história - do humilde começo até a sua meteórica ascensão à fama. Uma viagem cronológica com detalhes pessoais que o tornaram uma estrela, seu reinado como o rei do rock and roll e a sua devastadora decadência devido às drogas e aos excessos da fama. O filme traz gravações reais de alguns dos maiores hits de Elvis Presley, em sua trilha sonora.

4 - Escola do Rock (2003)

Jack Black pode não ser um consenso entre os amantes de cinema, mas o ator é um rockeiro nato. Neste filme – um remix do gênero professor-liberal-em-escola-tradicional – Black vive Dewey, um músico desempregado que é contratado como substituto numa escola. Para sair da monotonia, ele recruta estudantes para uma banda de rock, para participar de um concurso entre escolas. O problema é que ele mente para os alunos, prometendo que o concurso renderia pontos no currículo, e ainda oculta o projeto da diretora.

5 - The Wonders (1996)

Uma banda fictícia provavelmente nunca fez tanto sucesso quanto The Wonders. Criado para o cinema, com uma lista de canções originais que se tornaram cultuadas muito além do filme, o grupo nunca existiu, mas tem uma história que poderia representar qualquer rockeiro de respeito - com acidentes na hora do show, empresários de olho no dinheiro e um desejado lugar no topo da lista da Billboard. A música faz um mix de Beatles e Beach Boys, com uma batida irresistível.

6 - The Commitments (1991)

Jimmy Rabbitte é um jovem de 21 anos que quer tornar-se empresário e levar a soul music para Dublin. Após entrevistar dezenas de candidatos Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos inexperientes, três vocalistas improvisadas e um egocêntrico como cantor.
Interpretando sucessos das grandes estrelas da música, eles apresentam-se nos bares da cidade e logo conseguem alguma fama. Mas os desentendimentos também não tardam a aparecer.

7 - Quase Famosos (2000)

Que rockeiro nunca sonhou em trabalhar na Rolling Stone americana? Cameron Crowe, diretor de Quase Famosos, conseguiu uma chance quando ainda tinha 16 anos, e recriou a situação quase 30 anos depois, no cinema. O filme gira em torno de um garoto que, como ele, foi escalado pela revista para cobrir uma turnê de rock.

8 - The Runaways (2010)

Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherie.

9 - Detroit Rock City (1999)

Fãs da banda Kiss guardam este filme como algo a ser venerado (tipo eu ><). Ambientado nos anos 70, a comédia conta a história de um grupo de adolescentes que se consideram os maiores fãs e têm todos os objetos e souvenires do Kiss, além de se apresentarem com uma banda cover. Porém, eles não têm os ingressos para seu próximo show e vão fazer de tudo para consegui-los.

10 - Rockstar (2001)

Em meio aos anos 80, Chris Coles (Mark Wahlberg) trabalha como vendedor em uma loja ao mesmo tempo em que é vocalista de uma banda cover de seu grupo de heavy metal predileto, o Steel Dragons. Até que sua vida muda por completo quando o vocalista da banda deixa o grupo e os demais integrantes o convidam para substituí-lo.

Não existem apenas esses filmes sobre o tema, mas resolvi fazer uma lista com os 10 que eu mais gosto. Mas, qualquer dia desses, eu faço uma lista "parte 2" com os que faltaram. :3

Maiti.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

Lari. disse... Responder

Sim, faça a parte dois! Já deixei este post salvo nos favoritos para depois baixar os filmes que mais me interessaram, haha'

Eu poderia citar uma porção de cenas que me marcaram depois que eu assisti "Escola de Rock", mas a melhor, sem sombra de dúvida, é aquela quando o professor acaba de citar as novas matérias que seus alunos terão. Então, quando o aluno levanta a mão e pergunta se terão aulas de matemática, ele responde: "Matemática? Não, não é necessário". TIPO, QUE SONHO! Aaushuahsauhsush'

Beijos ♥ Jeito Único

Gabriela Cerutti Zimmermann disse... Responder

Adorei a lista! Desses só vi "O Garoto de Liverpool", "The Wonders", "A Escola de Rock" e "Quase Famosos", amo esses filmes. Dos outros não conhecia a maioria, vou procurar e assistir. E faça a Parte 2 sim! :D

Abraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

Jeniffer Yara disse... Responder

BAH, QUE POST LINDO *O* Pirei aqui só de ler o título e ver o gif de O garoto de Liverpool <3 Amei as dicas, só conhecia e tinha assistido alguns, como The Runaways *AHHHHHHHHHHH* haha'

Beijos
http://mon-autre.blogspot.com/

Marcos Paulo disse... Responder

Escola de rock é muito legal, vou fazer uma maratona de filmes e já colocarei alguns destes filmes na minha lista

blogsagadasnuvens.blogspot.com

Lola Mantovani disse... Responder

Desses só vi Escola do Rock e amei.
vou ver se vejo os outros
beijos

Postar um comentário

Evite comentários Ctrl+C Ctrl+V, pois os mesmos não serão respondidos. Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita! :)

 
© Ultraviolence - 2014. Todos os direitos reservados.
"Listen to the silence, let it ring on."
imagem-logo